Gestão de Portfólios


A governança do portfólio nos permite tomar decisões de investimento e priorização.

A gestão de portfólio nos auxilia, dentre outras coisas, a garantir que o projeto correto seja executado, e não apenas executar de forma correta os projetos.

Neste trocadilho, a primeira sentença significa que precisamos colocar na "fila de execução", ou na carteira de projetos, aqueles que realmente são importantes contribuintes para o alcance da estratégia organizacional.

Não adianta a empresa gerenciar seus projetos sem desvios de custo e/ou prazo, se o produto/serviço/resultado deste projeto não levou a empresa a nenhuma vantagem, ou qualquer ganho.

O gerenciamento do portfólio deve ser uma ponte de ligação entre o gerenciamento da operação e o de projetos.

Podemos ter vários portfólios (carteiras) em uma organização, mas é fundamental que cada componente desta(s) carteiras estejam alinhadas com as estratégias organizacionais.

Um dos trabalhos realizados através de uma correta gestão de portfólio, pode ser o controle orçamentário dos projetos, muito além de um custo previsto X realizado, mas o acompanhamento do budget disponível e os recursos alocados nos projetos.


​Metodologia para Gestão de Portfólio


Este produto tem como objetivo a implementação de uma metodologia para o gerenciamento de portfólios.

Esta metodologia deve levar em consideração os processos necessários para buscar o alinhamento estratégico, realizar o acompanhamento periódico dos componentes que compõe as carteiras, realizar a correta priorização dos projetos, levando em consideração o atendimento à estratégia de cada um dos projetos, enfim, tudo o que é necessário, conforme as necessidades da empresa, para que o portfólio seja gerenciado com transparência, imparcialidade e alinhado às estratégias organizacionais.



IUNEX - Parceria Microsoft